top of page

Kombinationsfahrzeug, ou simplesmente Kombi


Tudo começou em 27 de abril de 1947, quando Ben Pon, um holandês, fez um rápido esboço de um pequeno veículo comercial  baseado no chassi do Fusca, foram vários estudos, outros desenhos até que foi finalmente apresentada no Salão do Automóvel de Frankfurt em 1951, como Tipo 2, pois o era o segundo projeto civil da fábrica Volkswagen, já que o Tipo 1 era o Fusca.



Tratava-se de um veículo inovador para época, sendo prática e de grande eficiência em comparação aos carros de transporte da época, tanto que suas soluções são válidas até hoje.


O nome que conhecemos Kombi, é uma abreviação do termo original Kombinationsfahrzeug, que em alemão significa, veículo de usos combinados.



Chegou ao Brasil em 1950, por meio do importador até então denominado Brasmotor, tendo suas duas unidades vendidas rapidamente e a partir daí mostrando-se um veículo extremamente versátil caiu no gosto do brasileiro e foi por muitos anos o veículo preferido para serviços, tanto no transporte de cargas como de passageiros.


Foi produzida no Brasil ininterruptamente até 2013 quando teve sua produção encerrada, sendo que o Brasil foi o último país a deixar de fabricá-la.


Comments


bottom of page