Nesse final de semana tivemos rumores que o Presidente Jair Bolsonaro iria suspender as placa pretas e muitos vislumbraram aí o fim das mesmas. Porém logo depois, foi noticiado por alguns jornais e nas redes sociais que o governo havia desistido de implanta-la e que ainda seu uso seria ampliado.
A maioria dos brasileiros se mostram bem insatisfeitos com a nova placa no padrão Mercosul, ainda mais no meio dos antigomobilistas em que a placa preta que tanto se diferenciava da outra, passa ter cor de fundo igual a normal, se diferenciando somente pela cor das letras (prata).
Hoje 7 Estados e cerca de 1 milhão de carros já adotaram a placa padrão Mercosul.
A placa desde seu projeto original já perdeu vários itens de segurança como: lacre, substituído pelo QR Code; tarja superior em 3D; e, mais recentemente, a bandeira do Estado e brasão do município onde o veículo foi registrado.
Nos Estados em que já foi implantado o novo sistema tudo continua, porém o Ministro da Infra-estrutura Tarcísio Gomes de Freitas em um tweet informou que o processo de emissão da placa e o nível de segurança na identificação do veículo ainda estão sendo estudadas e que os Estados que ainda não implementaram a nova placa aguardem até tudo ser concluído.
Lembrando que nos Estados que já adotaram a nova placa ela só é obrigatória para:
Carros novos
Veículos que passaram por transferência de proprietário ou por mudança de município
Veículos que trocaram de categoria (Ex. um táxi que vira um carro de passeio)
Comments