top of page

PLACA PRETA - Tudo que você precisa saber


A placa preta é conferida ao veículo de coleção original. Para receber essa placa o veículo precisa ter no mínimo 30 anos de fabricação, estar original e possuir valor histórico próprio.


A nova resolução do CONTRAN traz a possibilidade de veículo de coleção modificado, porém estes não recebem a placa preta.


O interessado em obter a placa preta deve procurar um clube credenciado ao DENATRAN para proceder a Certificação de Veículo de Coleção, que consiste na vistoria e avaliação de diversos itens do veículos que deverão somar 80 pontos ou mais das características originais de fabricação de um total de cem pontos.


A resolução veda qualquer modificação no veículo certificado como original, sem prévia autorização do órgão ou entidade executivo de trânsito. No passado não sabemos de nenhum caso de fiscalização dos órgãos competentes e consequente perda da placa preta, porém com essa vedação é possível que isso posso vir ocorrer.


Se o veículo já tem a placa preta antiga, ele poderá permanecer com ela desde que não haja mudança de município. Se o veículo possui placa cinza ou Mercosul, ele passa para placa preta Mercosul. Outro ponto a salientar é que não há mudança no código alfa-numérico, a pessoa não tem como escolher a placa. No caso da mudança da placa cinza para a Mercosul mudará 0 segundo número para uma letra conforme tabela abaixo.





Exemplo:

Placa antiga ABC1234

passa para ABC1C34




Já os veículos de placa amarela deverão se regularizar receber a placa normal para só depois passar pela certificação do clube.


Importante, o veículo deve estar em condições de circular de via pública, veículos devem terminar suas restaurações para só então serem certificados.


Sempre bom lembrar que os veículos com placa preta podem circular normalmente em ruas e rodovias e estão sujeitos aos rodízios de veículos. Não só carros e motos podem receber a placa preta, mas também ônibus, caminhão, motorhome, traillers.


A placa preta não dá isenção de IPVA, em São Paulo, todo veículo com mais de 20 anos não paga IPVA, já em Minas Gerais além da placa preta o veículo precisa obter uma certificação no Iepha de valor histórico.


Benefícios da placa preta: o veículo com placa preta tem valor histórico, já que conserva e tem certificada a sua originalidade, diferente de um carro qualquer de 30 anos ou mais; dispensa de itens de segurança atuais (o veículo deve ter somente o que havia no tempo de sua fabricação) e de controle de emissões de gases.

bottom of page