Franco Sbarro (designer e fabricante de carros) apresentou sua a a roda orbital ou roda sem cubo em 1989, uma roda onde as restrições que ocorrem estão no nível do solo, na periferia externa. A roda não tendo eixo, permite apoiar a moto no ponto mais baixo, trazendo o centro de gravidade para mais baixo melhorando a aderência.
A ligação do aro ao sistema de suspensão é feita por um rolamento especial de dupla série de esferas. Então temos uma parte rotativa incluindo o pneu, um aro sem centro e um anel de freio e uma parte fixa fica ao redor do anel interno do rolamento ao qual são fixados triângulos de ligação, barra de direção e pinça de freio.
Aqui vemos a concepção mais pura da invenção
Já nessa vermelha, vemos o braço de ligação na frente que esconde a parte inferior da roda. Atrás, uma roda clássica com cubo e corrente;
Mas não pense que ele projetou essa roda somente para motos, temos também o Sbarro Osmos, apresentado no Geneva Motor Show 1989, um Jaguar V12 de 350 BHP, localizado em uma posição central, com apenas 1 m de altura e 2,10 m de largura e 4,50 m de comprimento.
Comments